TENS UM COACHING DIFERENCIADOR?

Num mercado que cresce cada vez mais, é importante que os profissionais tentem sempre reinventar diante das possibilidades que têm em mãos. Por isso, é importante que consigas montar um projeto que a longo prazo o mantenhas ativo, visível e com clientes. Mas, como um Coach podes estruturar o teu projeto para que não fiques refém ou dependente do atendimento “um a um”?

O que é um negócio normal no Coaching? É um Personal Coach, um Business Coach, Executive Coach, Lifestyle Coach, e por aí… A verdade é que digo sempre que se não tiveres um fator de diferenciação não vale a pena entrares no mercado do Coaching porque essa fatia de mercado está sobrecarregada.

Imagina que o negócio do Coaching é uma espécie de um iceberg. No topo do iceberg – a parte mais visível para toda a gente – estão todos estes nomes que já toda a gente conhece e está saturada. Qual é a vantagem de estar à beira da água? É que neste caso, o cliente já sabe que precisa de Coach e, de alguma forma, ele vai tentar identificar através dessas palavras (Personal Coach, Business Coach, Executive Coach, Lifestyle Coach…) o que é que mais claramente se identifica com a sua necessidade.

Quando tu pensas que toda a gente, de alguma forma, sabe que precisa de um produto, o que é que acontece? Existe muita concorrência. Portanto, toda a gente oferece a mesma coisa porque estão a olhar apenas para o topo do iceberg.

Para criares um negócio diferenciador na área do Coaching, tens que ir para debaixo de água. O que é que isto quer dizer? Que tens que criar um negócio de Coaching onde o teu cliente ainda não sabe que precisa de Coaching. Claro que isto te vai levar a um trabalho mais disciplinado porque vais ter que criar conteúdos para o ajudar a perceber que ele precisa de ti, que ele precisa do teu serviço. A grande vantagem é que debaixo de água está muito pouca gente e o teu mercado é muito mais diferenciador: tem mais VALOR e tem maior DIFERENCIAÇÃO. Portanto, conquistas clientes muito mais facilmente.

A estratégia para montares um negócio de Coaching diferenciador é pensar debaixo de água. É pensar quais são os negócios que o teu cliente ainda não sabe que precisa no Coaching e, de alguma forma, vais ter o papel de alertar para esse processo de Coaching.

A última coisa em que podes pensar, se queres criar um negócio de diferenciador, é pensar que não podes atacar aquilo que toda a gente está a ver. Ou seja, o cliente está á procura e o mercado está a oferecer. Lei da procura e da oferta. Logo, a concorrência é alta, o preço é baixo e a valorização é muito pouca.

O que tens que procurar é os negócios onde o teu cliente ainda não sabe que precisa. Como é que podes fazer isto?

Este é desafio que te deixo: observares com mais atenção o que é que as revistas, jornais, sites e blogs dizem: o que é que eles falam, quais são as necessidades que as pessoas colocam nesses blogs e, perceber muitas vezes que não há respostas concretas para essas necessidades. A partir daqui fazes uma segunda análise: esta necessidade está no topo do iceberg ou está debaixo de água? Se estiver debaixo de água tens o trabalho de ir procurar os teus clientes lá abaixo. Tens aqui a grande diferenciação do teu produto, ou seja, estás no bom caminho!


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *