Falares Sobre a Tua Paixão é Cometer um Erro Trágico!

Há tempos recebi o seguinte e-mail: “Olá Eduardo, existem tantas pessoas a falar sobre o Coaching…o que é que faz que tenha tanto sucesso e qual é a principal questão que impede os Coaches de ter sucesso?”

Depois de reflectir sobre esta questão e de responder ao e-mail decidi que devia também escrever sobre isto. Para mim, a maior parte dos Coaches comete um erro trágico que é falar sobre a sua paixão que é…o Coaching!

Sim, a minha opinião é que o Coaching é a transformação geral. É uma área que verdadeiramente me apaixona, no entanto, aquilo que o meu cliente realmente quer saber não é qual é a minha paixão. O cliente quer saber qual é a transformação que ele vai obter ao trabalhar comigo.

Grande parte do foco da comunicação – sempre que ela é precisa, seja por uma apresentação ou numa conversa com amigos, qualquer comunicação que tu faças – deve ter sempre presente uma condição: qual é a solução que eu trago para este tema? Ou seja, neste caso, para o teu cliente. O que é que de facto vai fazer a diferença na vida do cliente depois de ele trabalhar contigo? Isto implica conheceres profundamente o cliente e perceberes efectivamente qual é a sua necessidade neste momento. Compreendendo estas duas coisas consegues comunicar de uma forma muito mais concreta, consistente e nunca desviar muito do objectivo.

Vejo muitas vezes Coaches profissionais no mercado a não aproveitarem a oportunidade de falar efetivamente sobre qual é a sua transformação. O que é que de facto eles oferecem na transformação. E passam muito tempo a falar sobre frases maravilhosas copiadas ou partilhadas de coisas que são muito inspiradoras para as pessoas. Isto é de facto muito interessante, mas coloca-te na posição de quem quer fazer uma transformação radical na sua vida. Ver aquela frase pode ser uma coisa gira no Facebook, pode até gerar algumas partilhas mas a verdade é quanto é que isso ajuda verdadeiramente a fazer a transformação? Quanto é que eu vou confiar nesta pessoa só para ouvir esta frase bonita?

Eu imagino alguns clientes em casa a dizer “bom para ti que de facto pensas assim, só que eu não estou a conseguir pensar assim neste momento”. O cliente quer ajuda para pensar diferente, para transformar a sua vida. Por isso, o foco fundamental deve estar naquilo que eu quero oferecer ao meu cliente. Qual é a transformação que ele pode tirar das nossas sessões, de obter com a minha oferta. E não naquilo que é a minha paixão, aquilo que eu sinto do Coaching sobre algo que é extraordinariamente revelador para mim. Só que o Coaching é mais do que isto e nós temos que ir de encontro ao que o nosso cliente quer se, de facto, queremos ter clientes e não apenas pessoas que fiquem felizes com as nossas frases.

As inscrições para a Jornada do Coach de Sucesso 2020 já estão abertas. Para além das aulas online e ao vivo com o passo-a-passo que qualquer Coach ou futuro Coach precisa de percorrer para ser Coach Profissional vou ainda receber convidados especiais surpresa. A Jornada do Coach de Sucesso acontece de 18 a 29 de Fevereiro, é gratuita e tem lugares limitados. Por isso, se sentes que deves fazer parte desta semana transformadora e cheia de conhecimento sugiro-te que faças a tua inscrição clicando aqui.

Até breve!

Eduardo Reis Torgal

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *