QUAIS SÃO OS NUTRIENTES PARA A MENTE?

Ao contrário do que se diz, a mente não é nossa inimiga. Muito pelo contrário. A mente é quem nos alerta para situações onde possamos estar mais desconfortáveis ou a não seguir um padrão a que já habituados. Parece confuso? Existe uma tendência generalista para dizer que a mente nos sabota, mas ela está apenas a fazer o trabalho dela: proteger-nos através da informação que lhe damos.
É por esta razão que digo que é muito importante alimentarmos aquilo que colocamos dentro da nossa mente. Eu acredito que os pensamentos, os livros, os vídeos, a televisão, as revistas, os jornais…tudo aquilo que colocamos dentro da nossa mente é como colocar nutrientes no nosso organismo.
A particularidade importante em relação à nossa mente, é que a mente é parte do nosso processo de trabalho. E esta mente tem pensamentos, emoções e sentimentos. Quando sais de casa para trabalhar levas tudo aquilo que pensas, aquilo que sentes, as tuas perceções, as tuas reflexões e claro, as ferramentas de Coaching para nós conseguirmos trabalhar no nosso dia-a-dia. É muito importante controlar o tipo de informação que colocas dentro da tua mente porque ela é uma das ferramentas mais importantes do teu trabalho. Por isso, tens que a preservar e cultivar.

Como Coach, tens que ter a preocupação de permanentemente saber que tipo de informação estás a consumir. Isto é o ponto-chave porque se desprezarmos em ter contacto com informação tóxica que pode prejudicar muitas vezes o nosso equilíbrio e os nossos sentimentos, isso não vai ajudar a uma performance equilibrada no dia-a-dia. Por exemplo, eu faço uma seleção muito criteriosa em relação às notícias – que muitas vezes são não notícias – que consumo, portanto, evito ao máximo ver telejornais. Muitas vezes, alguns clientes perguntam-me como é que é possível não ter acesso a tanta informação uma vez que trabalho com tantas pessoas? É impossível não ter essa informação porque as pessoas falam sobre ela e têm muito gosto em partilhá-la. Mas também seleciono quando vou ver algum tipo de informação, onde vou ver e quando vou ver. Escolho a informação de forma a que eu sinta que não é sensacionalista porque eu acredito que pode prejudicar a performance da minha forma de sentir e de percecionar o mundo à minha volta.
Então, deixo-te o desafio que comeces a refletir um pouco mais onde é que tu estás a colocar o teu foco, a tua energia. Do que é que andas a alimentar a tua mente e as tuas emoções para teres a preocupação de cuidares bem de um património que é muito importante para ti e para o teu trabalho: que é a tua serenidade, o teu equilíbrio e o teu bem-estar. Reflete sobre como podes alimentar a tua mente com nutrientes que façam sentido e não colocar produtos tóxicos, com informações dúbias e que acabam por prejudicar a tua performance e o teu equilíbrio perante os teus clientes.
—
P.S.- A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ? https://institutoeneacoaching.com/curso-certificacao-novo/
Responses