PORQUE É QUE AS PESSOAS SÃO DESCRENTES RELATIVAMENTE AO COACHING?

Sim, confesso que a minha realidade também tem histórias de desistências. Todos nós temos. Umas mais profundas, outras mais suaves. Eu também já passei por processos penosos na minha vida e senti dificuldades. Alguns tiveram mesmo o desfecho da desistência. Mas os que são verdadeiramente importantes, esses são para definir com clareza, traçar objetivos e fazer o percurso que conduz à vitória. 

Nós, os Coaches, temos a missão de ajudar a fazer isso acontecer. Pegar no cliente no ponto A, o estado atual, conduzi-lo à definição do estado desejado e acompanhá-lo neste processo. Este é o processo ideal, mas existem clientes que também desistem do processo de Coaching. 

Porque é que isso acontece?

Existem várias situações que podem conduzir à desistência de um processo de Coachin.

1. A DESCRENÇA

O teu cliente pode, simplesmente, estar a passar por uma fase de descrença. Esta pode ter vários motivos e cabe a ti, como Coach, ajudar o Coachee a identificá-la e a tomar a decisão mais apropriada para o momento.  Quando a descrença tem a ver com a falta de autoconfiança, talvez esteja na hora de entender o que está a sabotar a caminhada.

Se a falte de fé é no processo de Coaching, bom, aí és tu que tens que refletir.  Precisas de avaliar o teu trabalho a cada sessão, como qualquer Coach o faz. De certeza que vais descobrir pontos para melhorares ainda mais e ajudar o teu cliente. 

Uma coisa é certa: a profissão de Coach tem que ser valorizada por todos nós, Coachs, para que a cada dia crie um estatuto maior na sociedade e seja vista como uma profissão transformadora.

Temos que ser cada vez melhores e mais profissionais para que possamos todos evoluir. 

2. DESCONFIANÇA NO COACHING

Esta desconfiança no Coaching também pode assumir duas perspetivas diferentes: 

A primeira e a mais preocupante é se o Coachee teve uma experiência ou ouviu histórias de Coaches que estão a fazer mal o seu trabalho. Isso pode conduzir a uma desvalorização do teu e do meu trabalho. 

A segunda é que pode, simplesmente, ainda não ter chegado o momento do Coachee fazer o seu processo e essa é a forma como se está a manifestar. 

Tens que estar atento aos sinais e entender o que realmente se está a passar para poderes contornar a situação. Algumas vezes podes ter que deixar a pessoa tranquilamente seguir por outro caminho, outras vezes é da tua responsabilidade conduzir a pessoa a descobrir o que está a sabotar o seu percurso. 

É um caminho que precisas descobrir na hora. Terás que avaliar bem e perceber a melhor forma de conduzir todo o processo. A prática leva a que cada vez mais consigas identificar os clientes que estão em risco de desistir e saber o porquê.

É por isso que uma formação contínua é fundamental na nossa profissão. Podes adquirir cada vez mais competências e ferramentas para usar em situações específicas.


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado.