PORQUE DEVES TRABALHAR A TUA CONFIANÇA ENQUANTO COACH?

Enquanto coach, é importantíssimo que trabalhes a tua confiança, em ti próprio e no método que utilizas na sessão, para que esse sentimento passe para os teus clientes. Para um coach, ser autoconfiante pode também ser a diferença entre um profissional bem sucedido e um profissional que não é capaz de sair da sua zona de conforto, logo não sendo capaz de evoluir e melhorar a experiência que tem para oferecer aos seus coachees.
No artigo de hoje, quero partilhar contigo 5 consequências de não trabalhares a tua confiança como coach, para que percebas o quão importante é a tua segurança para o teu sucesso enquanto profissional.

5 motivos para trabalhares a tua autoconfiança como coach
Não saberás como conduzir o teu cliente ao longo das sessões.
Se não estiveres confiante no teu trabalho, vais ter fazer um trabalho contínuo com os teus coachees, porque estarás indeciso sobre qual será o próximo passo. Quando não tens confiança na tua metodologia, estás constantemente em testes, e a querer experimentar e aprender novas técnicas, porque não estás seguro com as tuas próprias competências. O problema é que, quanto mais técnicas souberes, mais confuso vais estar na hora de aplicá-las – e são os teus coachees que vão sofrer com isso. Como resolver este problema? Com um método. Um método vai dar-te esta segurança e permitir que saibas exatamente o que fazer em cada ponto do processo de coaching para conduzir eficientemente o teu coachee.
Terás dificuldade em divulgar os teus serviços.
Um coach com pouca confiança nunca se compromete a 100% com a divulgação dos seus serviços, porque não acredita no poder e no impacto daquilo que faz. Essa é a diferença entre os coaches que vendem e os que não vendem – os coaches que têm resultados incríveis sabem o impacto que o seu trabalho tem nas outras pessoas. Sabe o quão valioso é o seu trabalho e não tem problemas em divulgá-lo, porque acredita piamente no quão significativo o seu trabalho é. Enquanto não ganhares confiança em ti próprio e venderes a medo, vai ser difícil conseguires o sucesso que ambiciona enquanto coach.
Estarás constantemente a olhar para a concorrência.
Um coach pouco autoconfiante está constantemente a olhar para a concorrência e a perguntar-se o que é os outros têm que ele não é capaz de ter, perdendo ainda mais a confiança no seu trabalho. Este comportamento é perigoso porque, acima de tudo, está inserido num ciclo vicioso, que tende a prejudicar cada vez mais a tua segurança. Além disso, alguém que passa demasiado tempo a olhar para a concorrência, não tem tempo para olhar para si próprio e para o seu negócio, o que significa que estás a perder terreno. Enquanto estás preocupado a comparar a tua posição com a dos outros, deverias estar a trabalhar no teu autoconhecimento, a tentar perceber como melhorar o teu processo de coaching e, consequentemente, focado em evoluir. Compreende que a concorrência não existe quando tens um propósito e quando tens a tua proposta de valor bem definida. Dificilmente alguém vai ser capaz de proporcionar a mesma transformação que tu ao teu coachee.
Não serás capaz de precificar os teus serviços.
Um coach que não confia em si próprio e no seu trabalho não é capaz de precificar o seu processo de coaching com base no real valor que é capaz de proporcionar ao seu coachee. Se hesitas a precificar porque algo te faz acreditar que o teu trabalho não é valioso ou pertinente o suficiente para corresponder ao valor que vais oferecer ao teu coachee, é imperativo que trabalhes na tua confiança. Venderes coaching barato vai desvalorizar-te a ti e à transformação na vida do teu coachee, o que significa que mesmo que vendas esse serviço, o teu coachee não vai empenhar-se. Isto vai fazer com que se forme uma bola de neve que, no final do dia, vai ainda ser mais desastrosa para a tua confiança, porque vai perturbar os teus casos de sucesso e acabar a fazer-te duvidar do teu trabalho.
Serás incapaz de inovar
A autoconfiança é aquilo que te dá capacidade para sair da tua zona de conforto e de testar métodos e ideias diferentes, que te permitam inovar e ser uma referência para na tua área. Essa confiança é mesmo necessária para ser diferenciador e para abrir mercado, porque o que acontece caso não tenhas segurança, é manteres-te em métodos comprovados e estares sempre um passo atrás dos outros coaches do mercado.
Lembra-te, investir na tua confiança é o segredo para o teu sucesso. Não faças com que esse trabalho fique para trás.
Investir no teu conhecimento também é chave. Se estás a começar a tua carreira como coach e queres saber exatamente o que necessitas para ter sucesso, tens mesmo de te inscrever no Coaching Skills. Neste evento, vou partilhar todos os meus segredos para que possas começar a tua carreira com o pé direito. É já no dia 2 e 3 de Outubro! Conto contigo! https://pt.eduardotorgal.com/coaching-skills
—
Investir no teu conhecimento também é chave. Se estás a começar a tua carreira como coach e queres saber exatamente o que necessitas para ter sucesso, tens mesmo de te inscrever no Coaching Skills. Neste evento, vou partilhar todos os meus segredos para que possas começar a tua carreira com o pé direito. É já no dia 2 e 3 de Outubro! Conto contigo! Inscreve-te aqui!
Responses