O TEU GRUPO ESTÁ CONTIGO NO BOM E NO MAU RESULTADO?

Um dos aspetos que considero importante é ter atenção às pessoas que estão à tua volta quando entras numa nova área da vida, como por exemplo, a área do Coaching.

Em 2004 eu tive pessoas à minha volta que disseram que eu era louco porque tinha uma carreira estável e não entendiam porque ia abandonar tudo para fazer uma coisa que nem sabiam o que é que era. Eu sei que hoje em dia, as pessoas ouvem os mesmos conselhos, mas ao contrário: “toda a gente diz que faz Coaching”, “Toda a gente é Coach, esquece isso”. Quando temos a estratégia certa, ouvir estas pessoas é um verdadeiro erro, porque, a maioria das vezes o que elas estão a fazer é a projetar as suas frustrações. Elas não vão compreender que terás um horário flexível ou não vão compreender como é que tens um vencimento acima da média. Isto dói porquê? Porque, tal como aconteceu comigo, foram as pessoas que estavam mais perto de mim que me tentaram desencorajar.

Hoje em dia, dizem-me que tive uma boa visão na altura, mas a verdade é que, naquele momento, sem querer e para me ajudar, diziam-me “vê lá o que é que vais fazer”, “Cuidado”, “vais ser pai agora”. Todas essas informações que, sem querer, me tentaram boicotar, agora digo: a minha Paixão superou todas elas.

Hoje em dia o que é que faço? Ajudo esses Coaches, criando-lhes uma base.

No Instituto temos uma comunidade de Coaches que já passou por estas dificuldades e que neste momento está a viver de Coach profissional. Coaches que vêm aos nossos cursos fazer uma partilha do seu testemunho e dizer que também passaram por todas estas dificuldades. E este network é muito importante! Para mim, é essencial porque sinto que quando foi o momento, só tinha a minha Paixão para me agarrar. Claro que se conseguires fazer isto por ti é ótimo, mas saberes que também tens atrás de ti um grupo com o qual podes contar para te apoiar dá-te uma confiança extra.

No Instituto trabalhamos muito estes núcleos, fazemos questão que eles existam, no entanto, se não estiveres no Instituto sugiro-te fortemente que encontres o teu grupo. Estas pessoas que se nutrem, olham para um fracasso e refletem sobre o que podem aprender com ele, olham uns pelos outros, dão força e energia para seguires em frente. Tu precisas destas pessoas na tua vida e não daquelas que dizem constantemente que tudo é um risco, que deves ponderar ainda mais sobre tudo aquilo que já tens certeza, que te incutem a dúvida.

O padrão das pessoas que vencem no Coaching ou noutra área qualquer são aquelas que dizem “ok, isto é uma dificuldade mas o que é que eu aprendo? ‘Bora lá, mais motivação. Vamos ser flexíveis.”.

Um dos grandes erros que a maioria dos Coaches em início de carreira cometem é o quererem ser perfeitos. Porque acham que o Coaching lhes traz soluções e formas de pensar em que eles têm que fazer tudo bem à primeira…, mas não!

Umas das coisas que mais incuto aos meus alunos é para falharem rápido e se arrependerem rápido. Se isto acontecer, rapidamente vão encontrar um modelo que funciona. Agora, se ficarem à espera do modelo perfeito, do e-book perfeito, de fazerem tudo perfeito, nunca vão fazer nada.

Então a lição é esta: é fundamental teres pessoas à tua volta que te apoiem no momento em que tenhas uma pequena falha e que te digam que também falharam, que faz parte da jornada e que o passo seguinte é afinar e seguir em frente.

Procura uma comunidade, aquilo que chamo de “peer group”, as pessoas que estão à tua volta e que, muitas vezes, te elevam. Não é pessoas que te vão dizer que vai correr tudo bem e ficam por aí. Não, não é por aí, é de facto quando as coisas também estão a correr bem e te congratulam e reconhecem que é resultado do teu empenho, não da tua sorte. São as mesmas que dizem que falhaste desta vez, mas que a próxima vai ser melhor. Estas são as pessoas que fazem sentido estarem à tua volta, estas são as pessoas que nutrem efetivamente a forma como tu estás no negócio. São as pessoas que estão ao teu lado, não se põem à tua frente nem atrás, põem-se ao teu lado!


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *