O SEGREDO PARA CRIAR PROCESSOS DE COACHING QUE TRANSFORMAM OS TEUS CLIENTES

Imagina este cenário: estás a conduzir um processo de coaching de um determinado cliente e, estás a chegar a um determinado ponto do processo em que, simplesmente, não sabes o que fazer para continuar a proporcionar uma evolução ao teu cliente. Secretamente, desejas que o teu cliente adie a consulta e, na tua cabeça, crias a ideia de que este coachee é demasiado exigente e, por isso, é que não estás a conseguir avançar.
Errado. Tu estás perante aquilo a que eu chamo o Síndrome da 7.ª Sessão.
O Síndrome da 7.ª Sessão acontece quando não tens um método e, tens tanto conhecimento a nível de técnicas, que não sabes aquilo que aplicar para trazer resultados ao teu coachee. O que, na prática, acontece é que, como não tens o teu conhecimento organizado e ordenado, não crias um processo de coaching coeso para o teu cliente, não sendo capaz de fazer com que ele evolua de uma forma gradual ao longo das sessões. Conclusão: chegas a um determinado momento em que já não sabes o que fazer ao teu coachee.
Calma, não quero de todo dizer que és um mau coach porque não estás a ter esta capacidade de criar consistência. A verdade é que, quando queres criar um alto impacto no teu coachee, o comportamento natural é exatamente “afogares-te” em técnicas para ganhares segurança e garantires aquele que é o melhor resultado possível ao teu coachee. No entanto, o que tende a acontecer é exatamente o resultado contrário: perante tanto conhecimento, perante uma panóplia tão extensa de técnicas que tens à tua disposição, colocas-te a ti mesmo perante um estado de confusão mental tão grande que simplesmente não te permite perceber o que é que faz sentido para o teu cliente.
Conclusão: vais tornar-te um coach inseguro, ansioso e os teus resultados vão ser cada vez menos sustentados.

Qual é a importância de um método no processo de Coaching?
Ao contrário do que possas pensar, a tua segurança enquanto coach não está em teres muitas técnicas; está em teres um método. No fundo, uma espécie de sistema que te dê a liberdade que precisas para utilizar a tua intuição, mas que, ainda assim, te dê uma estrutura que te permita perceber exatamente o que está a acontecer com o teu cliente em cada ponto do processo de coaching.
A verdade é que, para que um processo de coaching seja bem sucedido, é essencial que saibas como guiar o teu coachee ao longo desse processo, sem que este sinta necessidade de alterar os seus objetivos a meio da jornada. E, para que consigas ser bem sucedido nesta jornada, é imperativo que saibas o que fazer em cada uma das sessões e como estimular o teu coachee para que esta transformação não só aconteça, como seja duradoura.
Quando não tens um método, o que acontece é que estás constantemente a tentar aplicar técnicas soltas, a fazer experiências e, muitas vezes, a não conduzir o teu cliente com a eficiência e foco que deverias. A longo prazo, o teu coachee não só vai ficar confuso com as ferramentas que lhe proporcionas como vai desistir ou desviar-se do teu objetivo.
Ter um método é essencial para que conseguias oferecer coerência aos teus clientes e para que sejas capaz de proporcionar-lhes um processo de coaching coerente, com resultados e eficaz. Vai ser esse método que te vai dizer exatamente o que fazer em cada sessão, para que não te sintas perdido e para que saibas o que fazer em cada ponto da jornada.
O Método dos 9 Passos
Infelizmente, existem poucas certificações que ensinam aos seus alunos um método que lhes permita ter esta segurança, que acredito ser essencial na performance de qualquer coach. Obviamente que cada instituição tem a sua forma de passar conhecimento, no entanto, um método era, para mim, um dos pilares essenciais a incluir na nossa formação de coaches – e honestamente, sinto que é este método que faz com que a taxa de sucesso dos coaches formados pelo Instituto seja largamente superior.
O Método dos 9 Passos, o método que ensinamos aos nossos alunos, funciona como um passo a passo que antecipa todo o comportamento do cliente, ao longo de uma curva de transformação de 9 passos, propondo técnicas concretas para aplicar em cada uma das sessões. E não, ao contrário do que possa parecer, não estamos a falar de 9 passos que o cliente precise de aceitar ou de acreditar; falamos de 9 passos que são automaticamente compreendidos e que mostram as diferentes etapas que cada pessoa precisa para efetuar uma transformação sustentável.
E este Método de 9 Passos é viável para qualquer tipo de coaching que podes oferecer, já que o foco desta metodologia está mais na identidade do que propriamente nas metas ou concretizações dos objetivos por parte dos coachees.
Na prática, o que é que isto significa para ti enquanto coach? Que nunca mais te vais sentir perdido. Que vais saber sempre como guiar o teu coachee ao longo do programa, tendo consciência exatamente do que fazer em cada uma das sessões. E esta confiança de seres capaz de conduzir os teus coachees será a confiança que te dará garantias de que conseguirás levar os teus processos de coaching a cabo, sem constrangimentos e com toda a segurança.
Já sabes, caso queiras inscrever-te na nossa Certificação Eneacoaching e começar a iniciar o teu percurso enquanto coach com as bases certas e com a metodologia que te permite oferecer processos de coaching consistentes, a nossa equipa está sempre disponível para te receber. Não caias no erro de começar ou continuar o teu percurso sem a solidez que mereces e inscreve-te! https://pt.eneacoaching.com/certificacao-eneacoaching
Responses