O PODER DA CONSCIÊNCIA NA TRANSFORMAÇÃO

Qual a importância da consciência no processo de transformação?

Consciência é o termo que significa conhecimento, perceção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência.

Consegues compreender a importância da “consciência” no processo de transformação?

Mas na verdade, qual é que é a questão fundamental da transformação? Nós não podemos fazer transformação sem consciência, ou seja, é fundamental para ti, para o teu processo de Coaching e para o teu cliente a existência de uma certa consciência daquilo que é fundamental transformar.

Aquilo que tens que ter consciência e que é fundamental é que não podes esquecer que a consciência por si só, não chega! Por exemplo, tu tens consciência de que tens que alimentar melhor, mas tu estás a alimentar-te de forma diferente? Não. Tu tens consciência que devias fazer mais e melhor exercício físico, mas isso faz com que faças? Não. Todos nós sabemos que não é assim.

Então o que é que acontece?

Primeiro. A consciência pode ser dada através do input externo. Ou seja, podes ler um livro, ter uma conversa, fazer uma reflexão e, de repente, eu ganhei consciência.

Segundo. A transformação é um processo interno. Nós, como Coaches, temos esta noção. Enquanto a consciência é um processo fácil, rápido e deverá ser fácil e rápido com a nossa condução; a transformação é um processo evolutivo quer exige determinados passos e determinadas estações para que fique sustentada.

Nunca caias no erro ou na falsa expectativa de que a consciência vai gerar a transformação. Que a pessoa teve consciência, que até definiu objetivos e que isso vai originar uma nova transformação. Não! Pode dar um pequeno momento de maior performance, mas não é transformação.

A transformação exige, naturalmente, consciência. A consciência é um pequeno passo para a transformação.

A transformação ocorre de dentro para fora. A consciência, muitas vezes, ocorre de fora para dentro.

O nosso trabalho enquanto Coaches é ser muito delicado naquilo que é a exploração deste passo-a-passo interno, para que ela fique sustentada. Para que o teu Coachee possa fazer este processo, passo a passo, garantindo a sustentabilidade e nunca cair no erro fácil da consciência e, logo aí, transformação.

Isto é muito mais frequente do que possas imaginar. Se eu tiver consciência de uma coisa, determinar um objetivo sobre essa coisa, eu estou muito cedo a criar a expectativa – muitas vezes falsa – dessa transformação.

Concluindo! Há 2 momentos importantes: (1) Consciência de fora para dentro. (2) Transformação de dentro para fora. O nosso trabalho é em cada uma destas fases fazer o melhor para que todo o processo seja o mais consistente, consciente e sustentado possível.


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *