NÃO PROCURES FAMILIARES E AMIGOS PARA MELHORARES A TUA TÉCNICA DE COACHING

No início da carreira e após a sua Certificações alguns Coaches inexperientes e mal apoiados procuram fazer Coaching a familiares, a amigos para melhorar a sua técnica. No entanto, este gesto que parece ser positivo, é apenas assinar um termo de falência dos seus sonhos profissionais.

Algumas ideias parecem excelentes quando são desenhadas num gabinete, mas falham naquilo a que eu chamo “o teste da realidade”. E o que é que isto quer dizer? Quando se elege uma ideia sem pensar na realidade – as pessoas, o sistema – como é que eles vão compreender essa ideia?

Esta estratégia de oferecer sessões a amigos e familiares, tantas vezes sugerida por alguma escolas que acredito ter a melhor das intenções, acaba por se revelar trágica na criação de uma carreira sustentada. As sessões facilitadas a amigos, a familiares, habitualmente gratuitas, condenam por meses ou até definitivamente, a capacidade de definir o preço correto de um processo de Coaching, acabando por trazer clientes de baixo interesse e produzir referências futuras desinteressantes. Explico porquê:

Este cliente é o cliente mais difícil que irás ter

Não tens a distância suficiente para que ele se empenhe com total envolvimento. A somar que o valor que pagou foi pouco, portanto o envolvimento é pouco. As pessoas que se evolvem mais, são as que pagam mais!

E, num próximo momento, como é que ele vai surgir? Imagina este cenário: o processo gratuito com o teu amigo, ex-colega ou familiar é bem-sucedido. Como é que imaginas que ele vai referenciar o teu trabalho? “Ah! O meu Coach é espetacular!”. Na tentativa de referência todo o resultado conquistado, acaba por revelar que não sabe o preço, porque o seu amigo ainda está a treinar, a experimentar e, por isso, fez o processo gratuitamente.

Isto condenou de imediato a tua autoridade, que é um fator chave de venda para qualquer serviço intangível, que é o caso do nosso! Vai destruir a tua autoridade, destruir a tua oportunidade de conquistar o teu novo cliente e estabelecer um preço com ele totalmente desastroso.

Isto, não só é desastroso para o teu futuro cliente, como para ti também do ponto de vista psicológico, o posicionamento de preço acaba por trazer um problema ainda maior, porque mais baixo que ele seja, o próximo que colocares, é sempre muito alto comparado com zero.

As pessoas que estão à tua volta são os teus prescritores. Falam de ti como pessoa, e por vezes, mais importante, do que o produto. Espalham o facto de tu, de alguma forma, transmitires uma nova identidade, um novo posicionamento e claro, falam do teu preço. Permite que eles te possam ajudar da melhor forma possível e não caias na armadilha de cobrar baixo ou oferecer.

Pode ser uma armadilha fatal. Se o treino é importante no início de uma carreira? Claro que sim!!! Mas escolhe grupos que existam para esse efeito. No Instituto Eneacoaching é algo que mantemos permanentemente em aberto, independentemente do momento onde o Coach se encontra ou de quando fez a sua formação.

Lembra-te: a escola é para treinar, a carreira é para se conquistar. Só assim é possível levares a tua paixão à tua rentabilidade.


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *