FAZES VERDADEIRAMENTE AQUILO QUE TE DEIXA FELIZ?

Muito se tem debatido sobre aquilo que é o work-life balance, ou seja, o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Eu discordo totalmente desta abordagem. Eu acredito que temos que passar de um modelo de work-life balance para work-life integration.

Tu precisas de equilibrar as tuas vidas profissional e pessoal quando elas não se integram uma na outra. E se elas não se integram uma na outra, não estás a fazer algo que corresponda à tua verdade.

E como é que eu sei isto tão bem? Responde às seguintes questões:

  • Acreditas 100% naquilo que fazes profissionalmente?
  • Acreditas 100% naquilo que dizes todos os dias no trabalho?
  • Acreditas 100% em todos os valores pelos quais a tua empresa se rege?

Se respondeste pelo menos a uma pergunta com “NÃO”, então não estás 100% alinhado com a tua verdade.

O Ser Humano existe para viver, não para trabalhar e pagar contas, e quando essa é a prioridade na tua vida, pouco ou nada estás alinhado com aquilo que se chama essência.

É determinante que as nossas prioridades sejam tudo aquilo que contribui para a nossa felicidade. É por isto que é tão importante o nosso sucesso e reconhecimento profissional igualmente como é muito importante o nosso sucesso e reconhecimento com a família e os amigos.

Eu não acredito numa vida numa vida bem-sucedida profissionalmente se não houver um equilíbrio pessoal. Eu também não acredito que haja um bom equilíbrio pessoal se a pessoa tiver uma vida profissional totalmente desestabilizada, onde não se sente feliz. Eu cruzo-me com muitas pessoas que não estão felizes e concretizadas na sua profissão – ou porque não estão a fazer aquilo que gostam ou porque estão em ambientes tóxicos – tendem a prejudicar as suas áreas pessoais em sequência de não se sentirem bem profissionalmente. A forma de dar a virada de chave é através da integração.

E sobre a palavra integração, quero deixar uma curta reflexão sobre integridade. Não só é importante integrar estes conceitos como é importante sermos íntegros connosco. Sabermos aquilo que é verdadeiramente importante para nós, trabalharmos o nosso autoconhecimento, observarmo-nos.

Quando encontramos este equilíbrio, e atenção, este equilíbrio não se prende com o tirar algo para substituir por outra coisa. Não equivale em menos horas de trabalho e mais horas com amigos, não equivale em mais tempo com a família e menos horas de trabalho. Quando estás em harmonia com aquilo que fazes e tens, estás em felicidade plena. Quando encontras esta felicidade, facilmente montas o puzzle, integras tudo e não fazes distinção. Trabalhar ao fim-de-semana como festejas às quartas. Nesta equação não existe tempo nem dias de semana, tudo se integra em perfeita harmonia.


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *