Empreendedorismo: o caminho para uma carreira de sucesso

Por mais que o Coaching seja a tua paixão não te podes esquecer que uma carreira é construída com planeamento e muito trabalho.

O Coaching oferece a indivíduos com conjuntos específicos de habilidades um caminho claro para a criação de um negócio de sucesso com capital mínimo e estrutura corporativa.

De facto, graças às interwebs, podes literalmente iniciar um negócio de Coaching e em pouco tempo começar a prosperar.

Mas há sempre pormenores a teres em atenção.

É necessário seres, de facto, empreendedor. Como Coach, ao longo dos anos eu tive que rever, analisar e actualizar a minha estratégia para adaptar-me a novos modelos de negócios, novas abordagens de empreendedorismo e uma cultura corporativa.

Para ajudar-te na tua jornada empreendedora, apresentarei algumas mudanças cruciais que DEVES fazer se queres ser um Coach de sucesso.

O Coaching oferece soluções

Muitos Coaches não têm negócios. Eles têm um hobby com o qual, ocasionalmente, ganham algum dinheiro. Concordas?

Entretanto, para alcançar um sucesso duradouro como Coach, deves ter um negócio que ofereça soluções valiosas, com resultados claros para os teus clientes.

Assim, deves ter uma marca pessoal concreta, com a visão que atenda às maiores vontades, necessidades e desejos dos teus clientes.

Precisas de estar pronto para falares do teu método de trabalho exclusivo (Sim, tens de ter um método!) Fala sobre os sucessos anteriores dos teus clientes. Orienta a conversa para a solução, não para o serviço a ser prestado.

Esquece o oceano… Cria a tua própria lagoa particular

A maioria dos Coaches começa «a pescar» os clientes por meio de blogs, podcasts, anúncios no Facebook, Instagram e outros canais populares.

Porém, se não houver estratégias bem definidas, isso é como pescar no oceano ao lado de milhares de outros Coaches – sendo que alguns deles estão em barcos de pesca muito maiores com redes maiores (também conhecidas como budgets).

Se tudo o que tens é uma linha de pesca pequena, não vais conseguir pescar muita coisa, pois não?

Isto vai depender da tua capacidade empreendedora na captura de clientes.

É por isso que precisas de criar o teu próprio lago particular. É importante que cries um recurso que possuas e controles, onde tens o poder de decidir quem pode ou não lançar uma rede.

A melhor parte destas «lagoas particulares» é que elas oferecem a oportunidade de te conectares profundamente com as tuas novas perspectivas.

Com as «lagoas particulares» as pessoas podem ter uma ideia de quem és como pessoa. Lembra-te: as pessoas compram de ti e não da marca. Especificamente, compram de pessoas que conhecem, gostam e confiam.

Portanto, define o teu nicho e o teu avatar. De seguida, prepara a tua marca e solução. Com isto, poderás construir o teu lago particular e começar a convidar pessoas, oferecendo conversas impactantes, que falarão directo ao coração do ter avatar e criarão o tipo certo de relacionamento para um programa bem-sucedido.

Existem algumas formas de o fazer. Uma delas são os grupos: Facebook e Instagram. Com eles, podes criar e demonstrar autoridade, reconhecimento da tua marca e uma conexão mais íntima com possíveis clientes. Como atrair os clientes para a tua lagoa? Oferecendo valor aos teus clientes, um conteúdo impactante que os leve a querer conhecer-te mais e melhor.

A oferta de um e-book pode ser uma excelente maneira de ofereceres valor. Pensa nisso.

Empreendedorismo requer conhecimento: então busca conhecimento com quem sabe

Imagina-te, como alguém que nunca põe os pés na cozinha, a tentar assar um bolo a partir do zero. Não tens uma receita e não tens nenhuma orientação.

Como achas que irá correr?

Parece uma ideia ridícula, mas é exactamente assim que muitos Coaches tentam iniciar um negócio.

Mergulham sem experiência ou conhecimento e esperam ter sucesso.

Passam horas a divulgar a importância do Coaching e do Mentoring nos seus próprios canais…, mas não estão dispostos a investir e trabalhar na própria aprendizagem!

É provável que o teu tio Manuel, Chef de um restaurante local, não te possa dar conselhos úteis sobre o lançamento de uma empresa de Coaching, por isso não o questiones. Procura mentores que tiveram sucesso da mesma maneira que tu o desejas.

Ah, e não tenhas medo de investir um pouco para obter a receita desejada. Não existe sucesso sem investimento e trabalho.

Por fim, enquanto te preparas para passar do hobby para o negócio de sucesso, lembra-te destas duas regras:

  • É possível teres um negócio de Coaching de sucesso. Contudo, precisas de acreditar antes de se tornar realidade.
  • O teu programa vale a pena porque não é sobre ti. Quando enfrentares obstáculos e desafios, poderás enfrentá-los por estares motivado em ajudar as pessoas – servindo aqueles que desejam ter sucesso e estão dispostos a pedir ajuda. Portanto, se não te esforçares para superar os teus próprios obstáculos, imagina todas as pessoas que fracassarão porque não foste capaz de ajudá-las. 

Lembra-te sempre: podes fazer isto acontecer. Porquê? Porque há alguém por aí que está a procurar exactamente o que tens para oferecer, basta que jogues a linha na lagoa certa.

—-

O que achas de teres acesso a todos os segredos sobre a carreira de Coach? Sim, esta é a proposta que te faço neste momento. Subscreve a Eneaflix, a Revolução 2.0. É um programa gratuito e contém excertos de um workshop que realizei em 2020 antes do Covid-19 se tornar uma pandemia e a origem de uma revolução na nossa sociedade. Nesta série a carreira de Coach será abordada de uma forma real, concreta e sem rodeios. Com entrevistas, conteúdo e respostas a muitas questões que inquietam quem está dentro do mercado de Coaching e não tem resultados. Para te inscreveres basta clicares aqui.

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *