COMO TER CLIENTES RECORRENTES EM COACHING

Só há uma forma de obter clientes, seja no Coaching, seja em qualquer área de negócio: com estratégia! Inclusivamente, teres cliente sem estratégia pode ser a pior coisa que te pode acontecer. Porque ter clientes de uma forma recorrente implica que consigas repetir os procedimentos que te geram clientes.

O que é que eu quero dizer com isto?

Se os teus primeiros clientes te chegarem por sorte ou algum mecanismo que não te permita repetir, esse não é um nom caminho a seguires. Isto porque dificilmente vais conseguir, a médio e longo prazo, preencher a tua agenda.

Eu confesso que valorizo muito a parte da metodologia. Seja na condução do processo de Coaching, como na angariação de clientes. E porquê? Porque o método permite ter segurança para executar, segurança para medir e segurança para repetir.

Qual é que é o método que nós usamos aqui no Instituto Eneacoaching para os nossos alunos terem clientes de forma recorrente? O Modelo ARO: Atrair, Relacionar e Oferecer.

O Modelo ARO é como um processo de sedução. Tu não acordas um dia, saias de casa, beijas uma pessoa na rua e descobre o amor da tua vida. Tu precisas de te apresentar, convidar para sair, dares-te a conhecer e então depois sim, pode acontecer o tal beijo. O Modelo ARO respeita essas 3 regras essenciais para a angariação de clientes, se falhares algum destes passos ou colocá-los de ordem diferente, pode fazer com que deites tudo a perder naquilo que é a angariação de clientes.

Para atrair clientes, o primeiro passo é a definição de uma estratégia, concreta e específica para que consigas efetivamente atrair a atenção dos clientes que tu desejas. Essa atração pode ser feita das mais diferentes áreas: pode ser através de vídeo, texto, lives, e-books…. Aqui geramos um interesse comum, que nos aproximou, entre nós e esse potencial cliente. A esta troca de informações e interesse, nós chamamos ATRAÇÃO.

Na segunda fase, iniciamos a fase da RELAÇÃO. A relação é fundamental e acontece quando nós começamos a conversar com o nosso potencial cliente. E aqui há igualmente diferentes formas de concretizar essa relação: por e-mail, por chat, Whatsapp… Num determinado momento da nossa conversa, vai existir a oportunidade de lhe falares mais sobre aquilo que tu fazes e sobre as soluções que tu propões.

Por fim, a OFERTA. Durante o processo de relacionamento, há um momento em que a tua comunicação vai conter uma oferta concreta. Esta oferta deve chegar estruturada para que, quando chegar ao momento certo, o teu potencial cliente vai dizer “sim” e tornar-se o teu cliente.

Esta estratégia sustenta-se ainda numa lógica de funil, em que determinado número de pessoas inicia esta relação, esta atração e depois um número menor concretiza a compra.

Manter este funil sempre a funcionar, sempre aberto, permite-te esta semana estar a gerar os clientes de hoje e os de hoje, os da semana que vem.

Os Coaches que querem vender Coaching e, por isso, falham em ter a sua agenda cheia, querem primeiro colocar a oferta sem antes terem passado pelos passos anteriores.

Quais são as consequências?

Pode resultar porque existe uma procura ou porque os próprios Coaches têm uma boa rede de networking, no entanto, estes contactos são finitos.

Resumindo, se queres mesmo preencher a tua agenda de uma forma sustentada, recorrente, usa o Modelo ARO: Atraia, Relacionar e, por fim, Oferecer a tua proposta de transformação.


A Certificação Eneacoaching tem tudo o que necessitas para te tornares num Coach profissional, construíres a tua carreira e uma agenda sempre cheia. No Instituto Eneacoaching usamos uma abordagem única tendo como base a metodologia de 9 Passos e Eneagrama que foi estudada e desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de carreira em diversas áreas do coaching. Reserva o teu lugar na próxima turma ?https://pt.eneacoaching.com/certificacao

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *