COMO MELHORAR A ESCUTA ATIVA ENQUANTO COACH?

Enquanto coach, é essencial que saibas ouvir os teus clientes. Para alguns, esta é uma competência inata e ouvir genuinamente e de forma atenta aquilo que os seus coachees estão a partilhar é simples, no entanto, para outros profissionais esta competência tem de ser trabalhada – e não há nada de errado nisso.
Nem sempre é fácil ignorar os estímulos exteriores aos quais estamos sujeitos constantemente, desligar a mente e focarmo-nos, especialmente no momento da sessão. Sem treino, é normal que a nossa mente acabe a divagar, e é por isso que faz todo o sentido que aprendas estratégias que te permitam efetivamente trabalhar aquela que é a escuta ativa e realmente ouvir os teus clientes.
A escuta ativa não implica só que quem esteja a ouvir receba as informações, mas aplica também que este esteja com uma atenção máxima naquilo que está a ser dito, tentando também estabelecer um vínculo com a pessoa que está efetivamente a passar essa mensagem.
5 dicas para trabalhares a tua escuta ativa
Diminui as distrações. Pode parecer uma dica simples, mas escolher um ambiente com o menor número de distrações possíveis para as sessões com o teu coachee é importantíssimo. Desligar os telemóveis ou, pelo menos, colocá-los em silêncio é igualmente imperativo. As nossas reações naturais àqueles que são os estímulos externos são naturalmente difíceis de controlar, por isso, nestes casos, o melhor mesmo é tentar eliminá-las ou reduzi-las.
Esforça-te por manter o foco. Estarmos focados naquilo que o nosso coachee está a dizer é um dos maiores segredos para estarmos realmente a praticar a escuta ativa, no entanto isto implica realmente que sejas capaz de controlar e ser consciente dos teus pensamentos. O que é que isto significa? Se, durante a conversa, te aperceberes de que de repente a tua mente já está a divagar para outro local, deves voltar a recentrar a tua atenção. Este gesto pode parecer muito simples, mas ficarias surpreendido com o quão nós não somos naturalmente conscientes dos nossos pensamentos.
Presta atenção ao que está a ser dito. Mostrares interesse naquilo que o teu coachee está a dizer fazendo perguntas, dando feedback, reagindo ao que está a ser dito é uma excelente forma de criar um vínculo com o teu cliente através daquilo que está a ser partilhado. Presta também atenção à linguagem não corporal do teu coachee, tentando perceber aquilo que está a ser dito sem serem necessárias palavras.
Dá tempo ao teu coachee e garante que ele está confortável. Garante que não “atropelas” o teu coachee durante o diálogo e que lhe proporcionas todo o espaço para as suas partilhas. Deixa-o finalizar o seu raciocínio antes de fazeres uma intervenção. Especialmente quando nos sentimos entusiasmados com um determinado tema, tendemos a falar por cima do outro o que, além de ser pouco respeitoso, acaba ainda por intimidar o outro no próximo momento de conversa.
Não deixes que as tuas perspetivas pessoais interfiram. Enquanto coach, sabes que não deves dar as tuas opiniões, de forma a garantir que o teu coachee não fique dependente das mesmas, no entanto, é sempre importante relembrar que nunca deves deixar que as tuas perspectivas pessoais interfiram no diálogo. É normal que, durante os teus processos de coaching, te cruzes com clientes que têm opiniões e posicionamentos com os quais não vais concordar, mas não podes deixar que o teu coachee se aperceba disso – atenção também à tua linguagem não verbal. Se te sentes de, alguma forma, demasiado em conflito com o teu coachee opta por desistir do processo – vais sentir-te mais confortável.
Esta lista de estratégias podia continuar, no entanto estes três aspetos são aqueles que considero realmente importante dominares numa primeira fase. Só depois de estares realmente mais consciente dos teus pensamentos e de saberes responder verbal e não verbalmente às partilhas do teu coachee, podes realmente começar a aprofundar e afinar a tua escuta ativa.
Esta é apenas uma das competências que trabalhamos na nossa Certificação Eneacoaching 2.0. Na nossa certificação, o nosso objetivo passa por proporcionar-te toda a formação e ferramentas para garantir que te tornas um profissional de sucesso, que desenvolve processos de coaching sólidos e coerente. Se quiseres juntar-te a nós, basta clicares no link para mais informações. Eu e a minha equipa estamos sempre disponíveis para te receber e esclarecer todas as tuas dúvidas.
https://pt.eneacoaching.com/certificacao-eneacoaching
Responses