A importância dos hobbies no processo de Coaching

Os Hobbies são das estratégias mais impactantes do ponto de vista do Coaching Transformacional. Se pensares no conceito de hobby, percebes que é uma atividade onde o teu Coachee se sente, à partida, mais disponível, mais liberto, mais descontraído. O que, na verdade, nem sempre acontece na vida real. Se utilizasses as mesmas estratégias do hobby na vida real, a atitude seria muito mais construtiva, muito mais disponível para superar obstáculos.

Como podemos utilizar a estratégia dos hobbies na sessão de Coaching?

Imagina a seguinte situação: O teu Coachee está a pensar em alcançar um grande objetivo, no entanto, está num impasse pois não sabe por onde começar. Sente que lhe falta uma estratégia básica. É claro, para ti, que num processo de Coaching não damos soluções, mas que apontamos estratégias para que o cliente descubra essas soluções. O hobby do teu Coachee é a corrida. Todos os dias de manhã, antes de iniciar a rotina tradicional de trabalho, faz uma corrida de 5km.

O facto de já saberes qual é o hobby do teu Cliente pode ser um ponto de partida, para a mudança de estratégia na procura de soluções. Desta forma, em vez de refletirem sobre as tradicionais estratégias para alcançar o objetivo, começam por analisar o seu hobby. Começa por desafiá-lo a explicar-te como se começa a correr, como é que se começa a ter resultados na corrida. Uma das estratégias essenciais na questão dos hobbies é não mostrar muito conhecimento sobre eles. O hobby é do teu Coachee, não teu. Tu não queres discutir o hobby com a pessoa, tu queres saber qual é a perceção da pessoa em relação ao hobby.

A descrição do Cochee pode começar por dizer que no início corria apenas uns metros, que depois começou a definir pequenos objetivos de meta, a seguir começou a introduzir objetivos não só de metas mas de também de tempo. Sendo que o objetivo principal é aumentar não só o seu alcance mas também a sua capacidade de corrida.

Conseguiste perceber o que o teu Coachee fez aqui?

À medida que vais analisando o hobby do teu cliente, ele vai-te dando pistas. Não só sobre que o começou por achar que era um hobby como também te vai mostrando que foi definindo pequenos objetivos, pequenas metas e mesmo desenhando estratégias para cada etapa.

À medida que vai desconstruindo o seu discurso, a sua história, para o teu Cochee vai parecer tudo óbvio. Que faz sentido, no seu hobby criar passos para conquistar os vários objetivos. É aqui que o fazes refletir na sua vida real, pedindo que imagine que o seu objetivo do momento é uma corrida. Que vai começar a correr neste momento. O que é que seria importante fazer nesta mesma estratégia? Talvez definir uma meta intermédia, algo que pudesse ver rapidamente. Como é que seria essa técnica aplicada neste objetivo?

De repente, tudo parece que fica mais fácil, mais prático!

Com que hobbies podes utilizar esta estratégia?

A resposta é rápida e simples: com todos! A única coisa que tens que fazer é seres curioso e isto pode ser um desafio! Eu pratico e sou um amante de golf e confesso que, muitas vezes, é-me difícil fingir que não sei nada sobre o golf. Nestes casos, eu opto por perguntar ao meu cliente qual é que é a sua estratégia em relação ao golf, como é que aborda a estrutura para chegar a um par 4 ou um par 5, quais são os tacos que vai escolher.

Em cada um desses momento e consoante o hobby que vais utilizar, por mais básico que te pareça, cada pessoa tem uma estratégia. Se aplicares esta estratégia no processo de Coaching pode trazer grandes resultados, grandes insights para a pessoa poder avançar!

Aproveita os hobbies ao máximo como estratégia de Coaching. É das estratégias mais impactantes a nível de Coaching Transformacional, portanto não a desperdices!

O que te parece teres acesso a todos os segredos sobre a carreira de Coach? Sim, esta é a proposta que te faço neste momento. Subscreve a Eneaflix, a Revolução 2.0. É um programa gratuito e contém excertos de um workshop que realizei em 2020 antes do Covid-19 se tornar uma pandemia e a origem de uma revolução na nossa sociedade. Nesta série a carreira de Coach é abordada de uma forma real, concreta e sem rodeios. Com entrevistas, conteúdo e respostas a muitas questões que inquietam quem está dentro do mercado do Coaching e não tem resultados. Para te inscreveres basta clicar aqui.

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *