3 ERROS FATAIS QUE PODEM COMPROMETER O TEU NEGÓCIO DE COACH

Existem alguns erros que considero essenciais evitares na tua carreira como coach, para conseguires que o teu percurso seja o mais bem sucedido possível. Na minha experiência enquanto coach e formador de coach, vi alguns destes erros serem recorrentes, não só em profissionais como inclusive em formação. Infelizmente, ainda existem ideologias mais ultrapassadas que, na visão do nosso Instituto, não estão a acompanhar o que está a acontecer no mercado e, neste momento, continuam a passar informação de coisas que efetivamente podiam funcionar há alguns anos atrás mas que, neste momento, podem ser uma fatalidade no percurso de qualquer coach. Preparado para conhecê-las?

3 erros fatais que podem arruinar o teu negócio

Fazer coaching a amigos e familiares.

Em formação, este é um conselho muito dado porque, depois da teoria, é necessário que apliques para conseguir pôr aquilo que aprendeste em prática. O problema é que ires fazer coaching aos teus amigos e familiares é o pior erro que podes cometer.

Primeiro, porque este é o tipo de cliente a quem não cobras. De alguma forma, sentimo-nos sempre constrangidos a pedir remuneração às pessoas que conhecemos, especialmente quando estamos numa fase mais inicial.

Segundo, porque fazer a distinção entre amigo/familiar e coach não é fácil, e é algo que pode interferir na forma como te relacionas com os outros. No quotidiano, quando estes dois universos se misturam e não existem limites daquilo que és tu numa determinada relação enquanto coach e enquanto pessoa, as relações tendem a tornar-se complicadas de gerir. Imagina que vais tomar um café com um amigo com que estás a trabalhar num processo de coaching. O vosso café que deveria ser para ambos descontrairem pode atrair conversas sobre o vosso trabalho em conjunto, sobre as tarefas, etc. e será que é mesmo isso que queres?

Depois, deixa-me dizer-te que os teus amigos e familiares não são bons promotores do teu trabalho. O “passa a palavra” é sempre importante para a divulgação do teu bom trabalho enquanto coach, no entanto tem obviamente de ser bem feita para atrair novos clientes (e não afastá-los!) Os teus amigos/familiares vão passar a ideia de que ainda estás a treinar, de que não cobraste o processo de coaching, de que estás a fazer testes… E isto, a longo prazo, vai dificultar muito o teu trabalho. Afinal, que cliente é que quer começar um processo de coaching com alguém que ainda está só a “treinar”?

Cobrar à sessão.

Como é que tu podes cobrar à sessão se, no coaching, tu pretendes oferecer um determinado resultado final ao teu cliente? O cliente quer algo que seja fechado – ninguém vai comprar algo que não consegue compreender quanto vale ou quanto tempo vai durar. Além disso, tu não consegues oferecer resultados ao teu cliente, pelo menos resultados que sejam associativos a uma transformação, em uma ou duas sessões.

Caíres no erro de vender sessões à unidade vai fazer com que o teu cliente fique com a ideia que as vossas sessões não foram produtivas – exatamente porque uma ou duas sessões não chegam para atingir objetivos. É por isso que é tão importante oferecer um processo fechado; não só para conseguir chegar a resultados, mas também para ser mais fácil que o cliente compreenda o valor do teu trabalho,

O grande problema é que, em muitos institutos, não existe método e é introduzida muitas vezes a ideia de que cada caso é um caso, e que é complicado balizar um número de sessões. Isto não é verdade: com uma metodologia definida e bem aplicada qualquer coaching transformacional passa por determinadas etapas.

Foco na técnica.

Ao contrário do que possas pensar, aprender TODAS as técnicas do mercado não vai ajudar-te a ser melhor profissional – antes pelo contrário. Conheceres demasiadas técnicas vai fazer com que não saibas o que aplicar em cliente, por teres uma “biblioteca tão vasta”. Não vais saber o que fazer em cada sessão e vais ter dificuldade em saber o que fazer com o teu coachee em cada ponto do percurso – afinal, há tantas técnicas e abordagens aparentemente adequadas, como é que vais escolher aquela que faz sentido?

O pior é que vais estar constantemente atrás de formações, porque andas atrás de uma confiança que não vais conseguir sentir se estiveres constantemente a encher a tua cabeça de demasiada informação – ao invés da informação certa.

Se estás à procura da formação CERTA e de uma formação que te ajude efetivamente no teu caminho como coach, junta-te à nossa certificação Eneacoaching. Vais perceber que estes erros são automaticamente eliminados com a nossa metodologia de 9 passos. Junta-te a nós!

Related Articles

Responses

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *